sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Montando uma "Saborosa Salada de Frutas" - Aula do 4° Ano da E.E. Prof° Henrique Ciryllo


Aula da Profª Maria Auxiliadora com a turma do 4º Ano do Ensino Fundamental. O tema da aula foi a  importância das frutas na alimentação.
Nov, 2014.



"É comum a criança não gostar de comer frutas.
 
A maioria desconhece o sabor de muitas delas e,
 
convenhamos que a professora tem mais chances de
 
conseguir com que os pequenos experimentem do que
 
as mães."



A professora Maria Auxiliadora realizou uma ótima aula com os alunos do 4º do Ensino Fundamental. Ela iniciou a atividade falando sobre a importância das frutas na alimentação das crianças. Informou que as frutas são alimentos que fazem muito bem a nossa saúde e devem sempre estar presentes na nossa alimentação, pois ingeridas diariamente fornecem principalmente vitaminas e nutrientes. Toda fruta tem uma fonte de vitamina e além da energia e vitamina,  também nos fornecem bens medicinais. Algumas frutas para um determinado caso, acabam sendo melhor que um remédio.

Aula da Profª Maria Auxiliadora com a turma do 4º Ano do Ensino Fundamental. Preparando a salada de frutas.
Nov, 2014.
 
 
A professora, com algumas frutas da época, montou com a turma uma salada de frutas. Para tanto, providenciou uma receita e pediu para os alunos observarem e registrarem atentamente no caderno.
  
Aula da Profª Maria Auxiliadora com a turma do 4º Ano do Ensino Fundamental. Preparando a salada de frutas.
Nov, 2014.
 
Questionamentos pertinentes:
  •         Que fruta você mais gosta?
  •         O que é uma receita culinária?
  •         Para que serve?
  •         É mais fácil preparar alimento com ou sem receita?  
  •         Experimentou uma salada de frutas?
  •         O que é uma alimentação saudável?
Aula da Profª Maria Auxiliadora com a turma do 4º Ano do Ensino Fundamental. Preparando a salada de frutas.
Nov, 2014.


"Agora é só saborear!"

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - UFMS

Grupo de Estudos do Pacto do Ensino Médio orientados pela Prof. Geni.
Nov, 2014.





Grupo de Estudos do Pacto do Ensino Médio orientados pela Prof. Geni.
Nov, 2014.
A programação do Seminário incluiu as palestras “Desafios do Processo Educacional Atual: um pacto pelo ensino médio”, minitrada por Maria Madselva Feijes, representante da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC); e “A interdisciplinaridade como possibilidade da construção de um currículo integrado e dinâmico”, de Teodoro Zanardi, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).
A abertura do Seminário foi acompanhada pró-reitora de Ensino e Graduação da UFMS, Yvelize Maria Possiede; o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Marcelo Turine; o representante do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Berinaldo Bueno; a coordenadora do PNEM na UFGD, Rozanna Muzzi; a coordenadora do PNEN na UFMS, Edna Scremin Dias; a pró-reitora de Ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Silvane Aparecida de Freitas.
Grupo de Estudos do Pacto do Ensino Médio orientados pela Prof. Geni.
Nov, 2014.
Pacto - O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Por meio dele, o Ministério da Educação, as universidades e as Secretarias Estaduais de Educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. Em Mato Grosso do Sul, a SED conta com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para seguir com o projeto que propõe reflexão a mais de 5 mil professores.

Projeto Conecta 2014

A culminância do Projeto Conecta 2014 foi realizada no Armazém Cultural nos dias 18 e 19 de Novembro de 2014. Foram apresentados diversos trabalhos realizados nas escolas estaduais envolvendo o uso de recursos da tecnologia da informação na educação.



Aluno da Escola Estadual Prof. Henrique Ciryllo Correa finalista do projeto Jovem Senador vivencia o fazer democrático em Brasília

 
Aluno da Escola Estadual Prof. Henrique Ciryllo Correa recebendo o Diploma pela participação do projeto Jovem Senador.
Brasília, 2014.

 Com muito orgulho a E. E. Prof. Henrique Ciryllo Correa tem, como finalista do Projeto Jovem Senador o aluno do 3º do Ensino Médio, Carlos Henrique Santos. É com grande felicidade que todos da comunidade escolar da Secretaria de Educação de MS, em especial os estudantes e a equipe pedagógica da escola Prof. Henrique Ciryllo Correa.


"Parabéns Carlos! Continue felicitando aqueles que deram suas experiências, amizade e conhecimento para contribuir com sua formação. Sucesso na sua jornada pela experiência acadêmica e também pela vida!"
 
 
Finalistas do projeto Jovem Senador.
Brasília, 2014.

Antigo Plenário.
Brasília, 2014.

Carlos Henrique Santos e a Diretora Ana Maria Gasparini - Projeto Jovem Senador.
Brasília, 2014.

Finalistas do projeto Jovem Senador.
Brasília, 2014.

O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema de 2014 “Se eu fosse Senador...” e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação até o dia 22 de agosto. A Secretaria selecionará a melhor redação e enviará ao Senado Federal.
Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

Veja aqui apresentação sobre como é o trabalho dos Jovens Senadores.
O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Morre o poeta Manoel de Barros





O corpo de Manoel de Barros está sendo velado na tarde desta quinta-feira (13) no Cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande. Até pouco antes das 14h, horário previsto para início das homenagens ao poeta, apenas familiares estavam próximos ao caixão.
O velório será aberto ao público. Manoel de Barros morreu às 8h05 desta quinta no Proncor, em Campo Grande.
Ele estava internado há duas semanas, após passar por uma cirurgia, e faleceu vítima de falência de múltiplos órgãos.
Considerado por muitos o maior poeta brasileiro em atividade, Manoel de Barros tem, entre outras coisas, dois prêmios Jabuti em sua carreira. Suas primeiras obras foram publicadas na década de 40 do século passado.

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...